TESTE DE DOSAGEM
Durante três dias, no mês de novembro, ocorreram testes de dosagens de importantes aditivos na preservação de produtos: o antissalmonella – Saltract Plus, e os antioxidantes – Nutradox Advanced e Nutradox JB Pet.
O protocolo foi realizado pelo grupo de qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias da Falcon Aditivos, liderado pela responsável técnica da Falcon, a Zootecnista Leticia Azarias, em uma grande unidade frigorífica do País.
No primeiro dia foi realizado mapeamento prévio na unidade, visitando todos os setores e acompanhando os pontos de geração da matéria crua a serem processadas. O trabalho foi realizado desde a desossa até a chegada da matéria crua na área de subprodutos.
O teste de dosagens consiste na aplicação dos aditivos, em diferentes dosagens, considerando as condições particulares de cada unidade e o seu desafio. Por isso é tão importante o estudo prévio e a mensuração de pontos críticos como temperatura das farinhas, verificação de forma de estocagem e higienização dos equipamentos.
Durante a realização do teste são coletadas amostras de farinhas, sendo as mesmas lacradas na presença do responsável pela área de subprodutos, para garantir a inviolabilidade. Após são enviadas para um laboratório externo acreditado, para realização dos ensaios, registro fotográfico e tabulação de resultados.
São realizadas análises laboratoriais com periodicidade mensal para verificação de presença de salmonella, índice de peróxido e recuperação de princípios ativos. Esse controle visa garantir a eficiência das dosagens preconizadas e o shelf life de cada uma delas.
Mensalmente o laboratório externo envia esse compêndio de informações para a Falcon que, após dar o formato e tratamento técnico adequado monta um relatório que é enviado ao cliente e amplamente discutido e trabalhado para melhor potencializar as aplicações dos aditivos.
Esses testes são muito importantes para que se identifiquem dificuldades de procedimentos. Paralelo, se realiza um serviço de apoio ao sistema de Boas Práticas de Fabricação da unidade, onde são identificadas possibilidades de melhorias no processo.